O Rei Da Bricolagem - Bricolage, Decoração e DIY

Bricolage, Decoração e DIY - Faça você mesmo tudo na sua vida, em sua casa e no jardim...

Pesquisar:

Como consertar uma geladeira?

Artigos - Casa - Electronicos

Os frigoríficos (também conhecidos por geladeiras) são electrodomésticos que estão hoje em dia em quase todas as casas. A sua importância é grande e o seu bom funcionamento uma exigência de todos. Na maior parte do tempo os frigoríficos funcionam sem problema mesmo trabalhando todos os dias do ano. Mas o que fazer quando um frigorífico avaria? Como consertar uma geladeira? Como reparar um frigorífico? (ou Como consertar / reparar uma geladeira?) Algumas questões e problemas podem ser reparados por alguém com pouca experiência mas outros devem ser deixados para profissionais – caso tenha dúvidas sobre a reparação chame um profissional técnico..

 


Nota: algumas das dicas aqui apresentadas também podem funcionar com congeladores.

 

Como funciona uma geladeira (ou como funciona um frigorifico)
Antes de começarmos a abordar as reparações mais comuns é necessário que você entenda como funciona um frigorifico (como funciona uma geladeira) pois a compreensão do sistema ajudará muito na reparação.


Normalmente existem duas partes essenciais num frigorifico uma bobina evaporadora e um condensador. Num frigorifico existe um líquido refrigerante circula através do condensador e evaporador. Para fazer mover esse líquido refrigerante existe na geladeira um motor – este líquido é arrefecido no no condensador e depois segue para circular entre os condensadores o que faz que o ar dentro do frigorífico seja também ele arrefecido. Estas componentes são geralmente fáceis de localizar no seu frigorifico: o compressor e o motor normalmente estão normalmente localizados no fundo da parte traseira do frigorifico e a bobina está na parte externa (de traz) da unidade.


Nota: Muitos das geladeiras modernas têm um sistema designado de “frost free” (livre de gelo) que permitem que você nunca tenha gelo no seu congelador. Assim o frigorifico derrete o gelo e volta ao modo frio automaticamente.


Agora que conhece melhor o seu frigorifico vamos então a algumas das reparações mais simples e comuns. Repare que antes de efectuar qualquer reparo na sua geladeira você deve desconecta-la da tomada de electricidade. Em relação a electricidade no seu frigorifico você deve ainda ter alguns cuidados extra pois muito provavelmente o seu frigorifico está equipado de um sistema que guarda um pouco de energia pelo que você deve descarrega-lo primeiro! Se não o fizer corre ainda alguns riscos!


Como consertar vazamentos e fugas comuns num frigorifico ou nume geladeira
Consertar (ou reparar) uma geladeira (ou frigorifico) pode ser simples ou complicado. Geralmente as fugas (também conhecidas por vazamentos)num frigorifico são causadas por três razões: condensação pela porta, um dreno colocado incorrectamente ou danificado e De uma maneira geral, geladeira vazamentos são causados em três áreas específicas; isolamento em volta das portas, um dreno colocado incorretamente ou o fundo do frigorifico. Por vezes estas reparações são fáceis de fazer corrigir e não exigem nem muito dinheiro nem muito tempo.


Reparar / Consertar a luz de um frigorífico (de uma geladeira)
Quando você abre a porta de um frigorifico ou de uma geladeira, normalmente, uma luz deve entrar imediatamente em funcionamento. Caso isso não aconteça provavelmente significa que tem um problema com a luz da sua geladeira. Esta situação pode ocorrer por várias razões. Em primeiro você tem que se certificar que a está em bom estado. Para o fazer a melhor forma talvez seja remover a lâmpada e ver se o filamento está intacto. Caso o filamento esteja em bom estado então o problema não é da lâmpada – caso o filamento esteja quebrado em algum sitio então a primeira coisa que deve fazer é substituir a lâmpada.

Se a lâmpada não for a culpada do problema então repare se a lâmpada não funciona de forma intermitente – isso pode ser um problema de mau contacto ou com o interruptor que é premido quando você abre a porta. Caso o problema esteja no interruptor tente resolver a situação com uma limpeza do interruptor e caso a situação não se altere então opte por comprar um interruptor novo.


Reparar / Consertar um termóstato
Muitos frigoríficos e geladeiras têm um termóstato que pode eventualmente deteriorar-se. Um dos possíveis sinais de um termóstatos estragado é o compressos sempre a trabalhar. Para testar se é o termóstato você pode mudar o botão da temperatura desejada na geladeira para “off” e caso o compressor continue a funcionar então provavelmente o problema estará relacionado com o termóstato.
Umas das formas de confirmar se o termóstato está realmente com problemas é desligar o frigorifico e retirar o termóstato. Agora volte a ligar o frigorifico e o compressor deve entrar em funcionamento mesmo sem um termóstato instalado. Caso ele não funcione você deve substituir o termóstato.

Reparar / consertar uma fuga de líquido refrigerante de um frigorifico
Embora este seja um problema mais raro isto pode acontecer com dispositivos mais antigos e/ou que tenham sofrido alguns danos. Normalmente este problema é fácil de detectar pois o cheiro do líquido que arrefece a sua geladeira é fácil de reparar.
Não recomendamos que você repare você mesmo uma fuga de líquido refrigerante. Assim é melhor chamar um profissional para este tipo de problema.

Reparar ou consertar o compressor ou motor de um frigorifico ou de uma geladeira
Os problemas compressor ou o motor de um frigorifico surgem normalmente com frigoríficos de modelos mais antigos – mas por vezes isto também acontece com equipamentos mais recentes. Este tipo de problemas normalmente requerem um profissional pois estas componentes estão normalmente seladas. Apesar de serem sistemas extremamente resistentes os frigoríficos, geladeiras e congeladores por vezes também acontece que estes se degradem e fiquem estragados. A boa notícia é que, como você acabou de ler, muitos dos problemas comuns são de reparação fácil e barata. Caso não saiba ao certo qual o problema ou não tenha a certeza da reparação a efectuar não hesite em chamar um profissional..

Gostou? Partilhe isto com os seus amigos:

Comentários (2)
  • carlos  - Brastemp 440 litros
    Minha geladeira liga e desliga seguidamente. Onde seria o problema mais provável?
  • Anônimo
    :0 eita
Somente usuários registrados podem comentar!