O Rei Da Bricolagem - Bricolage, Decoração e DIY

Bricolage, Decoração e DIY - Faça você mesmo tudo na sua vida, em sua casa e no jardim...

Pesquisar:

Como reparar uma máquina de costura?

Artigos - Casa - Electronicos

Apesar de serem instrumentos muito duradouros as máquinas de costura precisam de ser frequentemente limpas e lubrificadas nas suas partes mecânicas para evitar um desgaste rápido. De qualquer forma mais cedo ou mais tarde surgirá a pergunta: como reparar uma máquina de costura? Este artigo tem alguns conselhos e sugestões.

 

O problema mais frequente em máquinas de costura está relacionado com a correia de movimentação que precisa de ser substituída frequentemente.


Seguem-se instruções para reparar e fazer a manutenção normal de uma máquina de costura:

  1. Remover as tampas da máquina – geralmente estão nos lados da máquina. Caso seja necessário use uma chave de fendas (ou chave de parafusos) para remover os eventuais parafusos.
  2. Normalmente existe uma placa ou um ímã que cobre a bobina da linha – também precisa de remover isso.
  3. Utilize um aspirador com uma adaptação e eventualmente uma pinça você deve limpa as aberturas da máquina removendo restos de linhas e outros.
  4. As engrenagens podem ter os dentes cobertos por uma camada de sujidade o óleo excessiva. Limpe também essa zona.
  5. Lubrifique toas peças mecânicas necessárias.
  6. Volte a colocar todas as tampas e peças que removeu

 

Substituir ou reparar uma correia de movimentação:

  1. Remover as tampas da máquina – geralmente estão nos lados da máquina. Caso seja necessário use uma chave de fendas (ou chave de parafusos) para remover os eventuais parafusos.
  2. Encontre a correia de movimentação e inspeccione-a. Caso esteja rachada ou quebrada você deve comprar uma nova (do bom tamanho).
  3. Afrouxe os parafusos no motor de forma a conseguir instalar a nova correia
  4. Para aumentar a tensão na correia aperte os parafusos que desapertou anteriormente. Tenha especial atenção para que a correia não fique demasiado frouxa – caso ela esteja demasiado frouxa foce deve efectuar os ajustes necessários.


Esta manutenção frequente e esta simples resolução de problemas certamente ajudarão em muito. Assim como você pode ver, em certos casos, é fácil reparar uma máquina de costura.

Gostou? Partilhe isto com os seus amigos:

Comentários (4)
  • franciele
    desejo aprender a concertar todas as minhas maquinas como posso fazer isto? tenho bastante interesse!
  • Ema  - Onde comprar?
    Boa tarde!
    Post muito útil!
    Mas alguém sabe onde eu poderia comprar uma correia de movimentação?
    Obrigada! :D
  • ivone pereira  - afinaçao
    boa noite
    sera q me pode ajudar?
    tenho uma maquina riccar foi trabalhar com ela e os pontos saem muito largos e soltos, tentei afinar na numeraçao mas nao consigo nada ser q ela tem outro tipo de probelma?
  • celia cristina  - duvidas
    tenho uma singer serenade,nova,nao estava tudo correto de repente nao consigo costurar a linha da bobina nao sobe,e nao costura nada nao sei oq faser tenho experiençia em maquinas pois sou profissional em costura mais nunca mim aconteceu isto mim ajudem por favor,,desde ja agradeçida.
Somente usuários registrados podem comentar!